Imagem - Logo Ceará Portos
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A história do Ceará passa por aqui

linha do tempo portuária

  • 1579

    Mapa francês no qual vemos a Ponta do Mucuripe e a barra do Ceará, demonstrando a presença de navios franceses conhecedores e usuários das águas calmas. Fonte/direitos: BnF ou Biblioteca Nacional da França.

  • 1587

    Manuscrito português indicando o Mucuripe como área de águas calmas e própria para fundeio. Fonte: Biblioteca Nacional de Espanha

  • 1610

    Manuscrito com mapas feito pelo neerlandês Hendrick Kop representando o litoral do ceará, dos arredores de Fortaleza até o Maranhão. Imagem da enseada do Mucuripe e que cita o local da pesca pelos índios e escâmbio de mercadorias entre os indios e os europeus. Fonte: Biblioteca Nacional do Brasil. pág 35

  • 1610

    Manuscrito com mapas feito pelo neerlandês Hendrick Kop representando o litoral do ceará, dos arredores de Fortaleza até o Maranhão. Imagem da área que corresponde entre o Pecém e Jericoacoara, no qual vemos os pontos de escâmbo de mercadorias entre os índios e os europeus. Fonte: Biblioteca Nacional do Brasil. pág 40

  • 1610

    Manuscrito com mapas feito pelo neerlandês Hendrick Kop representando o litoral do ceará, dos arredores de Fortaleza até o Maranhão. Imagem da área da foz do rio Camocim, no qual vemos os pontos de escambo de mercadorias entre os índios e os europeus, inclusive a citação de uma carga de madeira pronta para os franceses. Fonte: Biblioteca Nacional do Brasil. pág 41

  • 1613

    Utilização da baia de Camocim como ponto de parada e apoio a embarcações portuguesas.

  • 1639

    Mapas holandeses representando o litoral de Fortaleza e arredores para fins de navegação (enseada do Mucuripe e Barra do Ceará). Fonte: Arquivo Nacional do Países Baixos. Ref.: 4.VEL Y

  • 1645

    Desenho holandês (provavelmente de Frans Post) panta baixa do Forte do Ceará na barra do rio Ceará, no local se ver o local exato do então porto para fundeio e embarque/desembarque de mercadorias. Fonte: Arquivo Nacional do Brasil.

  • 1645

    Desenho holandês (provavelmente de Frans Post) da barra do rio Ceará, local de fundeio e embarque/desembarque de mercadorias. Fonte: Arquivo Nacional do Brasil.

  • 1649

    Mapa holandês de Ricardo Carr com representação destacada da Barra do Ceará, Praia de Iracema, ponta do Mucuripe e Prainha, todas áreas de fundeio usadas na época. Fonte: Arquivo Nacional do Países Baixos. 4.VEL 2156

  • 1740

    Grande desenvolvimento das estruturas de apoio para receber embarcações em Aracati, que já era ponto de apoio militar e passou a se destacar como produtor de carne e couro. Conhecido na época como Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe.

  • 1805

    Trapiche construído em dezembro de 1805, no sítio chamado Prainha, em Fortaleza. Outros trapiches foram construídos mais tarde. Um deles pelo inglês Henry Ellery, o chamado trapiche do Ellery, localizado na mesma área, construído provavelmente, no ano de 1844.

  • 1833

    Carta Náutica elaborada em 1832-1833 com o levantamento da baía do Mucuripe; levantamento feito pelo Primeiro Tenente da Marinha do Brasil, Joaquim Lucio de Araujo, para mostrar a posição das boias de sinalização a serem colocadas.

  • 1840

    Início da construção do farol do Mucuripe realizada por escravos e que veio a finalizar no ano de 1846; Veio a ser desativado em 1950.

  • 1846

    Conclusão das obras do Farol do Mucuripe, iniciadas em 1840 e que seguram a planta feita pelo Comandante de Armas, Conrado Jacob de Niemeyer. A lanterna ficava a 9,30 metros de altura e abrigava um candeeiro de oito bicos que conseguir ser visível a 10 milhas náuticas de distância.

  • 1857

    Existe documentação da construção de um terceiro trapiche concluído em 21 de junho de 1857, tendo como construtor Fernando Hitzshky, medindo 154 metros de comprimento por 17,6m de largura.

  • 1857

    Criação da Capitania dos Portos do Ceará, através do Decreto nº 1944 de 11 de julho de 1857, que passou a funcionar em um prédio na esquina da av Pessoa Anta, onde hoje funciona a Secretaria de Fazenda, onde permaneceu até o ano de 1900.

  • 1866

    Concedido ao engenheiro Zózimo Barroso e John James Foster, pelo Decreto nº 3.689 de 24 de agosto de 1866, a construção de um porto na enseada do Mucuripe e a sua exploração por 50 anos. Essa concessão não vingou.

  • 1867

    Em agosto a Companhia de Gás obteve a permissão para construir um trapiche para descarga de seu material no local do antigo porto.Os engenheiros ingleses Henrique Law e John Blount apresentaram um projeto de uma ponte situada no prolongamento da Rua Formosa (hoje Rua Barão do Rio Branco) destinada a atracação de navios de todos os calados para desembarque de passageiros e mercadorias. Deveria ter uma profundidade de 17 pés (pouco menos de 9 metros) - Marcus Davis Andrade Braga (imagem ilustrativa)

  • 1870

    Primeiro plano concretizado em planta, apresentado por Charles Neate em 1870.

  • 1873

    O Almanaque da Província do Ceará registra os portos existentes, relacionando: Porto da Capital, Porto do Camocim, Porto do Acaracú, Porto do Aracaty, Porto dos Arpuadores, entre outros. Lembrando que nem sempre os portos tinham estrutura como hoje conhecemos.

  • 1884

    Em 14 de outubro de 1884 é lançada a pedra fundamental para construção do viaduto, nas obras do porto de Fortaleza, a cargo da firma Ceará Harbour Corporation Limited. Era a construção de pedra que teria um viaduto para separa-lo da praia, deixando a passagem livre da água. Imagem de 1888 de Adolpho Herbster

  • 1893

    No final do Século XIX o engenheiro inglês John Hawkshaw apresenta um projeto para o porto de Fortaleza. Defende sua posição em frente a cidade argumentando: "...a cidade, que é asseada e cômoda, já existe, e despendeu-se considerável capital em armazéns, prensas de algodão, repartições e edifícios para a comércio".

  • 1895

    Registros do Pecém como porto do Ceará, com estrutura em aço e industrias na região. Matéria do jornal A Republica de 15 de maio de 1895.

  • 1899

    Criada a Delegacia da Capitania dos Portos em Camocim através do Decreto nº 3334 de 5 de julho de 1899, passando para Capatazia através do Decreto nº 3929 de 20 de fevereiro de 1901, sendo desativada logo após e sendo reativada somente em 1924 quando foi elevada a categoria de Agência.

  • 1902

    Com estrutura de ferro e piso de madeira, a Ponte Metálica teve início a sua construção a 18 de dezembro de 1902, havendo sido inaugurada a 26 de maio de 1906.

  • 1906

    Em 26 de maio de 1906 entra em tráfego a Ponte Metálica, com projeto de Domingos Sérgio Saboia; Foi o 4º trapiche que Fortaleza conheceu.

  • 1910

    Pavilhão Atlântico - A princípio, o edifício originalmente esteve montado como coreto na praça Marquês de Herval (hoje, José de Alencar) como se vê na foto ao lado. Foi transferido para próximo à Ponte Metálica, onde servia de local de espera para as embarcações que estavam chegando ou partindo

  • 1913

    Paralisações das obras do cais da Booth Line no Poço da Draga. A área que antes era mar passou a compor um novo quarteirão em frente a Rua da Praia (hoje Av. Pessoa Anta), ganhando posteriormente construções no local como se vê nesta foto de 1937.

  • 1923

    Paralelamente às instalações já existentes e operantes, outros estudos sobre o porto se sucederam até foi aprovado o Decreto n:° 14.555, com famoso projeto de Lucas Bicalho, Inspetor Federal de Portos, Rios e Canais. Os trabalhos de construção do que viria a ser chamada a PONTE DOS INGLESES, ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood. As obras foram suspensas à falta de crédito orçamentário, e sofreram o desgaste natural do tempo e das marés.

  • 1929

    Devido ao comprometimento da estrutura metálica a mesma foi reconstruída em concreto, pelo engenheiro Francisco Sabóia de Albuquerque, sendo reinaugurada no dia 24.2.1929, com o nome de VIADUTO MOREIRA DA ROCHA.

  • 1930

    Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, em de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto do Ceará, em Mucuripe, dizendo: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."

  • 1934

    É assinado o contrato de concessão passando o Porto do Mucuripe para o Governo do Estado do Ceará pelo prazo de 60 anos.

  • 1936 - Março

    Conferência sobre "O Pôrto do Ceará" no Club de Engenharia do Rio de Janeiro, apresentando resultados dos estudos da costa do ceará, os problemas do porto e soluções, vantagens e defeitos das propostas de soluções e necessidade de estudo sobre o Mucuripe.

  • 1938

    Getúlio Vargas com o Decreto-Lei n0 544 de 7 de julho de 1938 decide sobre a localização do novo porto de Fortaleza e definindo a enseada do Mucuripe como o novo local.

  • 1948

    Iniciam as obras de abertura e construção da via de acesso para o Porto do Mucuripe, que na época já estava em obras. Destaque em mapa de 1945 do trajeto da nova avenida. Fonte: Antonio Neto.

  • 1959

    Início das obras das estruturas do Porto de Camocim com o então ministro Ernani do Amaral Peixoto; inauguradas mesmo antes de concluídas e que em 1961 ainda transcorriam lentamente. O acesso aos navios se davam por meio de barcaças que faziam levavam cargas e passageiros de forma precária.

  • 1965

    Através do Decreto nº 57.103 de 19 de outubro de 1965, é transferida a concessão do Porto do Mucuripe da administração do Governo do Estado do Ceará para a recém criada Companhia Docas do Ceará. O Governo do Estado do Ceará administrava o Porto do Mucuripe desde março de 1934.

  • 1994

    Chegada (no mês de novembro) do navio Sirius da frota do Grupamento de Navios Hidroceanográficos – GNHo da Marinha do Brasil para iniciar os levantamentos ecobatimétricos na costa do Estado.

  • 1995

    Concepção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contratação de projetos básicos de engenharia.

  • 1996

    Início das obras do Terminal Portuário do Pecém e obras de infra-estrutura.

  • 1998

    Conclusão das obras da Rodovia de Acesso.

  • 1999

    Conclusão das obras da Ponte de Acesso e do Pier 1 do Terminal e do Sistema Elétrico do CIPP.

  • 2000

    Conclusão das obra do Píer 2 no Terminal Portuário do Pecém

  • 2000

    Desembarca do píer 1 os dois super guindastes fabricados pela ZPMC. Os primeiros equipamentos de grande porto do Terminal Portuário do Pecém

  • 2001

    Conclusão das obras de ampliação do quebra mar no Terminal Portuário do Pecém

  • 2001

    Assinatura do Contrato de Adesão nº 091/2001 pelo Governo do Estado do Ceará e Ministério dos Transportes para a operação do Terminal Portuário do Pecém

  • 2001

    Início das operações comerciais do Terminal com a movimentação de carga Navio Capitão San Antonio.

  • 2002

    Inauguração Oficial do Terminal Portuário do Pecém.

  • 2002

    Alfandegamento do Terminal Portuário do Pecém a título permanente pela SRRF da 3ª Região.

  • 2003

    Início das operações de transporte ferroviário no Terminal Portuário do Pecém

  • 2004

    Certificação do Terminal Portuário do Pecém com o ISPS-CODE. Primeiro porto no país a obter a certificação.

  • 2008

    Inaugurado o terminal de regaseificação de GNL no píer 2 do Terminal Portuário do Pecém.

  • 2009

    Sondagens para construção do TMUT - Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém

  • 2010

    Obras de construção da 1ª esteira a ser utilizada com carvão.

  • 2010

    Obras de Construção do Bloco de Utilidades e Serviços, com restaurante, salas comerciais e caixas eletrônicos para apoio às empresas que atuam nas operações no Terminal Portuário do Pecém.

  • 2010

    Finalização da ampliação do quebra mar do Terminal Portuário do Pecém.

  • 2011

    Inauguração do TMUT - Terminal de Multiplas utilidades do Porto do Pecém com dois novos berços de atracação.

  • 2016

    Chegada dos dois novos STS adquiridos pela operadora APM no Terminal Portuário do Pecém.

  • 2016

    Inauguração do descarregador de minério e início de funcionamento da correia transportadora de minério, com 8,6km de extensão, ligando o Porto do Pecém à Siderúrgica.

  • 2016

    Em Agosto de 2016 o Porto do Pecém inaugura os novos berços do TMUT, de números 7 e 8.

     

  • 2017

    Inaugurado em 18 de setembro o o novo farol do Mucuripe com 71,10 metros de altura e foi construído ao lado do antigo de 22 metros de altura e que foi construído em 1958. O novo farol de 71,10 metros de altura passou a ser o maior farol tradicional das Américas e o sexto maior do mundo.

  • 2017

    10 de Outubro de 2017 - Assinatura da Lei de modernização da Cearáportos, companhia administradora do Terminal Portuário do Pecém que passou a ser denominada Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A. – CIPP S.A.

  • 2018

    Em 19 de outubro de 2018 é celebrado pelo Governador Camilo Santana em solenidade no Palácio da Abolição, a parceria com o Porto de Roterdã, da Holanda. A participação holandesa no complexo envolve investimento de 30% nas ações da Companhia.

  • 2020

    Assinado o Termo de Recebimento das obras de construção da Ponte 2 e Gate 2 do Porto do Pecém

  • 2022

    Em 10 de fevereiro de 2022 se realiza no TMUT no Porto do Pecém com a presença do governador Camilo Santana, a cerimônia de inauguração da segunda expansão, compreendendo o Gate 2, Ponte 2 e o berço 10.

  • 2022

    Inicia as obras de ampliação do pátio de armazenagem do Porto do Pecém, incorporando a área do antigo canteiro de obras.

  • 2022

    Desembarca para operar no Porto do Pecém, um super guindaste STS e três RTG's adquiridos pela operadora APM

A história do Porto do Pecém não começa no dia de sua inauguração. Mas no suor de gerações que lutaram por sua viabilização.